Sistema de Notação Algébrico

Segundo a FIDE (Fédération Internationale des Échecs — Federação Internacional de Xadrez), o sistema oficial de anotação de partidas é o algébrico. Há ainda a notação descritiva, que, como o próprio nome diz, descreve os lances; lances simétricos têm a mesma notação descritiva. O Sistema de notação algébrica é um método usado em todas as organizações de competição de Xadrez para registar e descrever as jogadas / lances das partidas de xadrez. A forma mais comum usada, e primariamente descrita aqui, é também chamada de notação algébrica abreviada (ou curta) para distingui-la da notação algébrica expandida (ou longa). Iniciada nos anos 1970, a notação algébrica abreviada acabou por substituir a notação descritiva de xadrez, apesar que essa notação ainda pode ser achada na literatura mais antiga.

Como nomear as casas no tabuleiro: Como se pode verificar na Fig. 1, o registo das jogadas e a sua notação começa com a identificação de cada casa do tabuleiro de Xadrez com uma coordenada única.
Assim, as colunas (isto é, as fileiras em paralelo à direcção que os jogadores estão a olhar) são denominadas com as letras a a h em minúsculas, da esquerda do jogador com as «brancas». Deste modo, a coluna «a» fica à esquerda do «branco» e à direita do «preto». As linhas (fileiras horizontais entre os jogadores) são numeradas de 1 a 8, começando com a primeira linha das peças do «branco». Portanto, a linha das peças principais do «branco» é a linha 1 e a linha das peças principais do «preto» é a linha 8.
Cada casa do tabuleiro tem, assim, a sua identificação única de letra de coluna e número de linha. O Rei branco, por exemplo, começa o jogo na casa e1. O Cavalo preto começa o jogo na casa b8 e pode mover-se para a casa a6, c6 ou d7 (caso estejam vagas).







Como se nomeiam as peças:

Cada tipo de peça (que não seja um Peão) é identificada por uma letra maiúscula, geralmente a primeira letra do nome daquela peça em qualquer linguagem que é falada pelo jogador que estiver a anotar /registar as jogadas. Em português, os jogadores usam R para o rei, D (de dama, já que R já é usado) para a rainha, T para a torre, B para o bispo, e C para o cavalo. Os jogadores podem usar letras diferentes noutras línguas como, por exemplo, os jogadores de língua inglesa usam o K para o Rei (king) e os franceses utilizam o F para o Bispo (fou). Na literatura enxadrística escrita para um público internacional, as letras
específicas de língua são substituídas por ícones universais para as peças, produzindo a notação de figuras. Por exemplo, ♞c6.

Os Peões não são indicados por uma letra, mas pela ausência dessa letra, porque em jogadas normais não é necessária nenhuma letra para distinguir os Peões, uma vez que podem avançar apenas para a frente (as capturas são identificadas de um modo diferente). 

Notação para as jogadas: 

Cada jogada é indicada pela letra da peça, mais a coordenada da casa de destino. 

Por exemplo:

 Be5 (Bispo move-se para e5), Cf3 (Cavalo move-se para f3), c5 (peão move-se para c5).

Notação para capturas

Quando uma peça faz uma captura, um x é colocado entre a inicial e a casa de destino. 

Por exemplo, Bxe5 (Bispo captura a peça em e5). 

Quando um Peão faz uma captura, a coluna da qual o Peão partiu é usada no lugar da inicial da peça.

Por exemplo, exd5 (Peão na coluna e captura a peça em d5).

Os «Dois pontos» (:) às vezes são usados tanto no lugar do x (B:e5) e também
após a jogada (Be5:).

As capturas En passant são especificadas pela casa de partida do Peão que capturou, o x, e a casa para a qual ele se move (não o localização do peão capturado), originalmente seguido pela notação «e.p.». Não é obrigatório que se especifique que a captura foi en passant porque a captura de uma mesma coluna que não é en passant teria uma casa de destino diferente. Com a notação abreviada, a indicação de captura
«x» é sempre requisitada enquanto o sufixo de jogada en passant "e.p." é sempre esquecido.

Jogadas de desambiguação

Se duas peças idênticas puderem mover-se para a mesma casa, a inicial da peça é
seguida por:

• (1) se ambas as peças estão na mesma linha, a coluna de saída;

• (2) se ambas as peças estão na mesma coluna, a linha de saída.

Ex: Desambiguação com cavalo.

Se as peças estão em linhas e colunas diferentes, o método (1) é preferível.

Por exemplo, se tivermos dois Cavalos, um em g1 e outro em d2, qualquer um dos dois poder-se-ia mover para f3 e, deste modo, a jogada é indicada como Cgf3 ou Cdf3, conforme for apropriado. Com dois Cavalos em g5 e g1, as jogadas são C5f3 ou C1f3, conforme for apropriado. Como visto acima, um x pode ser usado para indicar uma captura.

Promoção de Peão

Se um Peão chega à última linha, alcançando a promoção, a peça escolhida é indicada após a jogada, por exemplo e1D, b8B. Algumas vezes usa-se um sinal «=» é usado: f8=D.

Roque

O Roque é indicado pela notação especial 0-0 para o Roque pequeno (do lado do Rei) e 0-0-0 para o Roque grande (do lado da rainha). Opcionalmente pode também ser indicado pelo movimento do Rei.

Por exemplo, Rg1.

Xeque e Xeque-Mate

Uma jogada que coloca o Rei do adversário em Xeque pode ter a notação + adicionada. (Algumas vezes ch' é usado para indicar cheque). O Xeque-Mate também pode ser indicado com o sinal # (alguns usam ++ no lugar, mas as entidades oficiais recomendam #). Também é aceite a palavra «mate», escrita no final da notação.

Fim do jogo 

A notação 1-0 no final das jogadas indica que o «jogador branco» ganhou; 0-1
indica que o «jogador preto» ganhou, e ½-½ indica um empate.


Símbolos especiais

Os principais sinais especiais utilizados para a notação das partidas são os seguintes:


Penulis : Unknown ~ Sebuah blog yang menyediakan berbagai macam informasi

Artikel Sistema de Notação Algébrico ini dipublish oleh Unknown pada hari domingo, 22 de setembro de 2013. Semoga artikel ini dapat bermanfaat.Terimakasih atas kunjungan Anda silahkan tinggalkan komentar.sudah ada 0 komentar: di postingan Sistema de Notação Algébrico
 

0 comentários:

Postar um comentário