O xadrez é jogado com 16 peças Claras (BRANCAS) e 16 peças escuras (PRETAS ou NEGRAS) com diferentes formatos e nomes.
Posição Inicial
Para iniciar o jogo, as peças devem obedecer à disposição inicial, de acordo com a figura abaixo.
Como podermos ver, a DAMA na sua posição inicial é colocada sempre, na casa de sua própria cor, ao contrário do REI que é colocado na casa oposta a sua própria cor.
Como vimos anteriormente, no tabuleiro de Xadrez existem linhas que têm o nome de FILA, COLUNA e DIAGONAL.
As filas ou fileiras são identificadas pelos números de 1 a 8 contadas de baixo para cima, ou seja, do lado das brancas para o lados das negras.
As colunas são identificadas por letras minúsculas de a até h.
Esta identificação das linhas do tabuleiro é importante, pois ria facilitar o estudo do xadrez pela anotação dos lances na partida, bem como para indicar a posição das peças no tabuleiro pelo processo de coordenadas.
Movimento das Peças
Existem duas características de movimento de peças no XADREZ: o deslocamento ou movimento de peças e a captura ou tomada da peça.
Diz-se mover a peça, ou simplesmente mover, quando se desloca ume peça de seu lugar para outro no tabuleiro.
O movimento será BOM, quando favoravelmente uma peça (peça desenvolvida) e será MAU, quando for movimentada para uma posição inferior (peça restringida ou peça “má”).
Uma peça “anda” para frente, quando ao se deslocar afasta-se da FILA ocupada na sua posição inicial.
CAPTURA – Diz-se captura ou tomar, quando a peça é movimentada para o lugar de uma peça adversária retirando-a do tabuleiro e ocupando o seu lugar.
Observação
No Xadrez, dizemos “TOMAR” ou “CAPTURAR” a peça. É errado dizer “comer” a peça.
a
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b
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c
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No exemplo acima, a sequência a, b, c, mostra que no primeiro lance em “b”, o Peão preto tomou o Bispo branco. No lance seguinte em “c”, o Peão branco tomou o Peão preto.
Atenção
Note que em relação às suas FILAS iniciais correspondentes, em ambos os casos, os Peões foram movimentados (“andaram”) para frente.
Observação
a. Deve-se primeiro retirar a peça adversária e a seguir colocar no seu lugar a peça que fez a captura.
b. Deve-se também evitar o mau hábito de muitos principiantes, o de empurrar a peça capturada com a peça que fez a captura.
O Rei
O REI é a peça mais importante do jogo de Xadrez, pois ele representa a partida inteira. O Rei movimenta-se em qualquer direção pela FILA, COLUNA ou DIAGONAL, mas apenas uma casa de cada vez. Desta forma, o Rei só pode captura a peça que estiver em casa junto àquela em que o Rei estiver.
XEQUE – Toda vez que o rei for atacado por força adversária, diz-se que está em xeque. Neste caso, costuma-se dizer que Xeque ao Rei, ou simplesmente, Xeque.
XEQUE-MATE – Sempre que o Rei for atacado (xeque) e não for possível anular o ataque, o rei está em Xeque-mate. Neste caso, diz-se Xeque-mate ou simplesmente, Mate.
O jogador que conseguir dar o Xeque-mate no Rei adversário vence a partida.
Atenção
O REI NUNCA pode capturar uma peça que esteja protegida por outra, nem
ocupar uma casa que esteja sob ataque de peça adversária, pois, neste caso,
entrará em XEQUE; e o Rei, pela
regra de Xadrez, NÃO PODE entrar em
xeque deliberadamente.
Como fazer para defender o Rei do Xeque
1. TOMANDO A PEÇA que ataca o Rei (dá o xeque) - Anula-se o xeque capturando a peça que dá o xeque com outra peça, ou o próprio Rei, se for possível.
2. COBRINDO O XEQUE - O xeque é anulado com a interrupção do ataque, colocando-se (interrompendo) uma peça na mesma linha entre o REI e a PEÇA que dá o xeque.
3. FUGINDO COM O REI - Não sendo possível ou não sendo a melhor nenhuma das opções anteriores, anula-se co xeque, MOVENDO O REI para outra casa livre (que não esteja atacada pelo adversário).
Observação
Casa ocupada por peça, não é casa atacada pela peça. Casa atacada é aquela que a peça pode ocupar em próximo movimento.
Atenção
a. O Rei NÃO PODE SER TOMADO (capturado). Para ganhar a partida é necessário dar o XEQUE-MATE.
b. O REI TEM QUE ESTAR SEMPRE NO TABULEIRO durante a partida.
O Peão
O
Peão é considerado como a peça de menor valor no xadrez, sendo geralmente,
atribuído a ele o valor 1. Porém, em xadrez, o valor (força) das peças é
relativo, pois se altera de acordo com a posição no tabuleiro, ou pela
diferença de material de cada jogador.
Assim,
um Peão que normalmente recebe valor 1, poderá ter tal importância na partida
que em alguns casos, um jogador poderá sacrificar uma peça de maior valor para
conservar um Peão ou capturar um simples Peão do adversário.
a. Movimento do Peão
O Peão desloca-se sempre para frente. NUCA para trás nem
para os lados.
Normalmente, o PEÃO desloca-se sempre dentro da COLUNA em
que estiver, apenas uma casa de cada vez; sempre PARA FRENTE.
b. Captura
O Peão captura de maneira diferente daquela que se
desloca.
A
CAPTURA é feita sempre através de uma DIAGONAL e sempre PARA FRENTE.
Atenção
O Peão só ataca a casa vizinha em
DIAGONAL e para frente. Portanto, só poderá capturar uma peça adversária
obedecendo a esta regra.
Figura
1
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Figura
2
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Como vimos, o PEÃO tem dois movimentos diferentes: um
para mover progredindo no tabuleiro sempre na COLUNA e outro para capturar peça
adversária sempre na DIAGONAL.
c. Movimentos especiais
- Promoção de Peão
Sempre que um PEÃO atravessar todo o
tabuleiro e chegar a última FILA (Fila 8 para as peças brancas e Fila 1 para as
peças negras), ele é promovido a qualquer outra peça diferente de Rei e Peão.
Ou seja, o Peão pode ser promovido a Dama, Torre, Bispo ou Cavalo, de acordo
com a vontade do jogador que promoveu o Peão. Não importa que no tabuleiro já
existam peças iguais. O jogador, se for o caso, poderá jogar, por exemplo, com
a Dama que iniciou a partida mais quantas Damas conseguir por promoção de Peão.
O mesmo ocorre para as outras peças. Neste caso, o jogador primeiro avança o
Peão para a última Fila, movendo (na Coluna) ou capturando a peça (em
Diagonal). A casa que o Peão passa a ocupar é a casa de promoção. Depois,
retira o Peão e coloca em seu lugar (na casa de promoção) a peça desejada.
Note Bem
Promover o Peão não é recuperar peças que
foram tomadas pelo adversário, é como se o Peão fosse transformado em outra
peça, mesmo que o adversário não tenha capturado peça nenhuma.
- Salto do Peão
Toda a vez que for mover um Peão que
estiver na sua casa inicial, o jogador pode:
1. Mover apenas uma casa dentro da Coluna
para a Fila seguinte, executando o movimento normal do Peão.
2. Se preferir, pode saltar uma Fila
avançando duas casas em vez de apenas uma.
Atenção
Este salto só pode ser feito para mover dentro
da Coluna e não pode ser feito para capturar.
observação
Se o jogador resolver avançar apenas uma
casa no primeiro movimento de um peão, não poderá mais, posteriormente como o
mesmo Peão, usufruir do direito de avançar duas casas, pois o Peão não estará
mais em casa inicial. Poderá, porém,
usar deste direito com os outros Peões que estejam em sua casa inicial.
-
“En Passant”
A captura “en passant” é um movimento de
captura executado de Peão capturando outro Peão em condições especiais.
“En passant” é termo da língua francesa,
que significa na passagem, de passagem. Assim, capturar “en passant” significa
capturar na passagem ou de passagem.
A captura “en passant” ocorre, no momento
que um Peão que está em sua Fila inicial e ao fazer o seu primeiro movimento
usa o direito do salto e ao fazer isto, passa por casa atacada por Peão
adversário. Neste caso, o Peão atacante tem o direito de tomar o Peão como se o
mesmo tivesse jogado apenas uma casa e parado na casa atacada.
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