Segundo a FIDE (Fédération Internationale des Échecs — Federação Internacional de Xadrez), o sistema oficial de anotação de partidas é o algébrico. Há ainda a notação descritiva, que, como o próprio nome diz, descreve os lances; lances simétricos têm a mesma notação descritiva. O Sistema de notação algébrica é um método usado em todas as organizações de competição de Xadrez para registar e descrever as jogadas / lances das partidas de xadrez. A forma mais comum usada, e primariamente descrita aqui, é também chamada de notação algébrica abreviada (ou curta) para distingui-la da notação algébrica expandida (ou longa). Iniciada nos anos 1970, a notação algébrica abreviada acabou por substituir a notação descritiva de xadrez, apesar que essa notação ainda pode ser achada na literatura mais antiga.
Como nomear as casas no tabuleiro: Como se pode verificar na Fig. 1, o registo das jogadas e a sua notação começa com a identificação de cada casa do tabuleiro de Xadrez com uma coordenada única.
Assim, as colunas (isto é, as fileiras em paralelo à direcção que os jogadores estão a olhar) são denominadas com as letras a a h em minúsculas, da esquerda do jogador com as «brancas». Deste modo, a coluna «a» fica à esquerda do «branco» e à direita do «preto». As linhas (fileiras horizontais entre os jogadores) são numeradas de 1 a 8, começando com a primeira linha das peças do «branco». Portanto, a linha das peças principais do «branco» é a linha 1 e a linha das peças principais do «preto» é a linha 8.
Cada casa do tabuleiro tem, assim, a sua identificação única de letra de coluna e número de linha. O Rei branco, por exemplo, começa o jogo na casa e1. O Cavalo preto começa o jogo na casa b8 e pode mover-se para a casa a6, c6 ou d7 (caso estejam vagas).
Como se nomeiam as peças:
Cada tipo de peça (que não seja um Peão) é identificada por uma letra maiúscula, geralmente a primeira letra do nome daquela peça em qualquer linguagem que é falada pelo jogador que estiver a anotar /registar as jogadas. Em português, os jogadores usam R para o rei, D (de dama, já que R já é usado) para a rainha, T para a torre, B para o bispo, e C para o cavalo. Os jogadores podem usar letras diferentes noutras línguas como, por exemplo, os jogadores de língua inglesa usam o K para o Rei (king) e os franceses utilizam o F para o Bispo (fou). Na literatura enxadrística escrita para um público internacional, as letras
específicas de língua são substituídas por ícones universais para as peças, produzindo a notação de figuras. Por exemplo, ♞c6.
Os Peões não são indicados por uma letra, mas pela ausência dessa letra, porque em jogadas normais não é necessária nenhuma letra para distinguir os Peões, uma vez que podem avançar apenas para a frente (as capturas são identificadas de um modo diferente).
Notação para as jogadas:
Cada jogada é indicada pela letra da peça, mais a coordenada da casa de destino.
Por exemplo:
Be5 (Bispo move-se para e5), Cf3 (Cavalo move-se para f3), c5 (peão move-se para c5).
Notação para capturas
Quando uma peça faz uma captura, um x é colocado entre a inicial e a casa de destino.
Por exemplo, Bxe5 (Bispo captura a peça em e5).
Quando um Peão faz uma captura, a coluna da qual o Peão partiu é usada no lugar da inicial da peça.
Por exemplo, exd5 (Peão na coluna e captura a peça em d5).
Os «Dois pontos» (:) às vezes são usados tanto no lugar do x (B:e5) e também
após a jogada (Be5:).
As capturas En passant são especificadas pela casa de partida do Peão que capturou, o x, e a casa para a qual ele se move (não o localização do peão capturado), originalmente seguido pela notação «e.p.». Não é obrigatório que se especifique que a captura foi en passant porque a captura de uma mesma coluna que não é en passant teria uma casa de destino diferente. Com a notação abreviada, a indicação de captura
«x» é sempre requisitada enquanto o sufixo de jogada en passant "e.p." é sempre esquecido.
Jogadas de desambiguação
Se duas peças idênticas puderem mover-se para a mesma casa, a inicial da peça é
seguida por:
• (1) se ambas as peças estão na mesma linha, a coluna de saída;
• (2) se ambas as peças estão na mesma coluna, a linha de saída.
Ex: Desambiguação com cavalo.
Se as peças estão em linhas e colunas diferentes, o método (1) é preferível.
Por exemplo, se tivermos dois Cavalos, um em g1 e outro em d2, qualquer um dos dois poder-se-ia mover para f3 e, deste modo, a jogada é indicada como Cgf3 ou Cdf3, conforme for apropriado. Com dois Cavalos em g5 e g1, as jogadas são C5f3 ou C1f3, conforme for apropriado. Como visto acima, um x pode ser usado para indicar uma captura.
Promoção de Peão
Se um Peão chega à última linha, alcançando a promoção, a peça escolhida é indicada após a jogada, por exemplo e1D, b8B. Algumas vezes usa-se um sinal «=» é usado: f8=D.
Roque
O Roque é indicado pela notação especial 0-0 para o Roque pequeno (do lado do Rei) e 0-0-0 para o Roque grande (do lado da rainha). Opcionalmente pode também ser indicado pelo movimento do Rei.
Por exemplo, Rg1.
Xeque e Xeque-Mate
Uma jogada que coloca o Rei do adversário em Xeque pode ter a notação + adicionada. (Algumas vezes ch' é usado para indicar cheque). O Xeque-Mate também pode ser indicado com o sinal # (alguns usam ++ no lugar, mas as entidades oficiais recomendam #). Também é aceite a palavra «mate», escrita no final da notação.
Fim do jogo
A notação 1-0 no final das jogadas indica que o «jogador branco» ganhou; 0-1
indica que o «jogador preto» ganhou, e ½-½ indica um empate.
Símbolos especiais
Os principais sinais especiais utilizados para a notação das partidas são os seguintes:
0 comentários:
Postar um comentário